sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Ursos e coelha


Gostei tanto de fazer este conjunto de brinquedos! Sai um bocadinho do tradicional "ursos". Esquema encontrado numa "Labores del Hogar".

Foto PNLima

quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Ursa com balões


Este é um dos últimos trabalhos do século passado a mostrar. Feito para uma Beatriz, prima de uma amiga (que conheço desde que nasci), cá está mais uma ursa, desta vez com uns balões!

Esquema encontrado numa "Labores del Hogar".

Foto PNLima

quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Winnie the Pooh - 2010 - Inês


Não sou da geração em que o Winnie the Pooh triunfou por cá, fazendo as delícias da pequenada (eu sou mais colecção Manecas, os velhos Cavaleiros Andantes do pai, o Vickie, ou a Heidi), mas reconheço a dita "fofice" do boneco que permite uns belos trabalhos de ponto cruz, como também já mostrei aqui .

Feito em 2010, para comemorar o nascimento de uma Inês, aproveitei e usei um esquema que também incluía o Piggly Wiggly, amigo de aventuras do Winnie the Pooh.

Foto PNLima

terça-feira, 27 de setembro de 2016

Simon & Garfunkel "Bridge Over Troubled Water"

Descobri Simon & Garfunkel já tarde, mais propriamente na TV, num dos dois canais públicos que existem (e existiam no século passado), a ver o seu concerto ao vivo no Central Park. Fiquei absolutamente rendida e a partir daí fui descobrindo a sua maravilhosa discografia.

Comecemos, para já, com "Bridge Over Troubled Water":


segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Arco-iris


Este quadro foi feito a pedido de uma amiga, para oferecer a uma priminha que tinha nascido. Vê-se bem que a escolha não é minha, pelo risco amarelo à volta do desenho. Esquema retirado de uma "Labores del Hogar", naquela época em que eu respondia positivamente a todos os pedidos que me faziam, sem saber dizer aquela palavra, que às vezes pode ser mágica e maravilhosa, o "não".

domingo, 25 de setembro de 2016

Coelhos (Baby - 2000)


Se calhar para variar do tema "ursos", em 2000 fiz este quadro com coelhos para marcar o nascimento de um Miguel. Fácil de fazer, com poucas cores e no tecido do costume (geralmente o mais fácil de encontrar em Portugal). Todos os tecidos para ponto de cruz que vejo na net, só os consigo encontrar nas lojas da especialidade em Paris, já que nem em Londres os consegui descobrir.

Foto PNLima

sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Marcos da Cidade das Luzes - Le Bonheur des Dames - 2015



Os três locais mais visitados da cidade de Paris são, sem sombra de dúvida, a Torre Eiffel, o Arco do Triunfo e a Basílica do Sacré-Coeur, situados em locais bem distintos da cidade, mas plenos de beleza.

Se tiver pouco tempo para passear, caso passe por Paris, aconselho a percorrer as avenidas e ruas da Cidade das Luzes, passando pelos monumentos, vendo-os por fora, evitando as longas filas de espera que alguns deles têm. Mas se tiver disponibilidade, entre em qualquer um deles, para usufruir de uma forma de ver a cidade que lhe parecerá estar quase no céu (especialmente o topo do Sacré-Coeur, em que na primeira vez que o visitei, só eu e um casal de japoneses fomos bravos o suficiente para enfrentar as inúmeras escadas que nos levam lá bem ao alto, quase ao topo do mundo!)

Trabalho feito em 2015, a partir de um kit "Le Bonheur des Dames"!

Foto PNLima

quinta-feira, 22 de setembro de 2016

quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Um livro original...

"Voyage au Centre de la Terre" / "Viagem ao Centro da Terra"
(na montra da nova loja Lego no renovado "Les Halles" em Paris

Jules Verne
Eis um livro que adoro e o seu autor. No caso concreto, a dificuldade será sempre desfolhá-lo, já que é feito em peças de Lego, o que me fez voltar atrás no tempo, para os meus 6/7 anos e um Natal em que várias caixas de Lego foram uma prenda tão apreciada.

Fotos PNLima

terça-feira, 20 de setembro de 2016

Byrds "Mr. Tambourine Man"


Esta canção é da autoria de Bob Dylan e também cantada por ele. No entanto não é um cantor que aprecie, acho que é daqueles talentos fabulosos enquanto "songwriter" mas sem grande voz (embora saiba que há imensos por aí a cantarem tão ou mais mal do que ele).

Para sempre vai ficar ligada a uma viagem em Janeiro do século passado (não sei precisar o ano), para um escocês, que estava em casa de uma amiga minha, ficar a conhecer o Algarve. Nunca vi um céu estrelado tão belo como o que descobri nessa viagem de carro, tendo nós saído de Lisboa ao final do dia de uma 6ª feira. Também acho que nunca estive num Algarve tão vazio como nessa altura e sabe mesmo bem!!! A páginas tantas esta música toca no rádio do carro e uma das moças que ia na viagem diz: olha, o "Mr. Panderine Man"! Gargalhada geral, rapidamente a falha corrigida pela própria letra para "Mr. Tambourine Man", que foi então acompanhada por todos nós a plenos pulmões a meio do Alentejo!

segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Lembrança de Casamento - Ana e Luís


Para a Ana e para o Luís (ex-colega de trabalho), assim celebrei o casamento deles nos idos de 98, do século passado. Esquema retirado de um encarte-calendário de uma revista dedicada às Artes dos Pontos.

Foto PNLima

sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Louceiro Azul


Este é um dos meus quadros de cozinha favoritos.

Feito em 1999, só muito recentemente a sua proprietária o colocou a uso.

São das minhas cores favoritas e a combinação fica perfeita!

(Esquema retirado de uma Labores del Hogar)

Foto PNLima

quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Quadro de Casamento - Cristina e João


Feito em 1997 para a Cristina (que é autora do blog Bago da Romã) e para o João Amaral (autor de banda desenhada, que podem descobrir aqui), como prenda de casamento de um grupo de amigos.

Esquema retirado do livro "Sampler & Antique Needlework".

Foto PNLima

terça-feira, 13 de setembro de 2016

Lembrança de Casamento - Catarina e Miguel


Agora que estou a fazer um "apanhado" dos quadros ou lembranças feitas para obsequiar casamentos de família e amigos, chego à conclusão que afinal o mês de Setembro também é muito procurado para esta celebração :-)

Esquema retirado de um encarte dedicado a casamentos e aniversários de casamentos, da revista "Linhas e Pontos".

Foto PNLima

segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Bert Kaempfert "Wonderland by Night"


No livro que acabei de ler, "O Primeiro Verão das Nossas Vidas" de Pat Conroy, esta melodia é mencionada. Decidi verificar se existia e gostei. Espero que gostem também!

domingo, 11 de setembro de 2016

" A morning without coffee..." - 2009



Este esquema foi feito inicialmente para uma almofada. Esquema grátis (mais conhecido por frebbie), encontrado no blog "The Sampler Girl", de 2009 (ao procurar na net o link, este esquema já não aparece). 

Neste momento está guardado, depois de retirado da almofada com todo o cuidado, há espera de uma outra ideia para ser usado.

Fotos PNLima

sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Marcador azul - Chá das Cinco


Que tal um chá?

Feito para a Shirlee, que adora chá a todas as horas, o destino dele foi o outro lado do Atlântico.

(Não me lembro de onde tirei o esquema, as minhas desculpas à autor(a).)

Foto PNLima

quarta-feira, 7 de setembro de 2016

"Paris Vintage"


Outro dos livros das artes de bordar, se bem que neste não haja ponto cruz. Mas não deixa de ser usado, como é o caso deste avental:



Paris é o tema base e até um "bilhete de metro" se pode encontrar nestas páginas. 

Fotos PNLima

terça-feira, 6 de setembro de 2016

Casas #5 - Haberdashery


Na mesma altura em que compreikit de ponto cruz Lilliput Lane "Livraria" de que já falei aqui, no "John Lewis", em Londres , adquiri mais dois, sendo um deles este "Haberdashery" (que se pode traduzir por retrosaria, já que a tradução que me propuseram quer o google, quer um dicionário velhinho, de "loja de miudezas" não me agrada). 

Demorei anos a pegar nestes kits, mas quando finalmente me decidi, foi um prazer fazê-los!

Fotos PNLima

domingo, 4 de setembro de 2016

Babetes ...


Eis outro elemento que não pode faltar num enxoval de bébé. Para todos os dias, mas também para as festividades natalícias!


Fotos PNLima

sábado, 3 de setembro de 2016

Fraldas...


Oferecer uma fralda de pano bordada é uma forma de sermos lembrados um dia, mas também de ajudar as mães, porque estas continuam a ter a sua utilidade, mesmo neste novo milénio.


Quer para proteger do sol no carrinho, quer para substituir aquele babete que ficou esquecido em casa, uma fralda de pano será sempre um elemento de primeira necessidade no que diz respeito a um enxoval de bébé ;-)

Fotos PNLima

sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Árvore Genealógica (2003)

Esquema Hollie Designs "Family Tree"

Trabalho feito em 2003, para as manas Leonor, Joana e Margarida não perderem rasto às suas origens!

Foto PNLima

quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Toalhão Daniela


Por vezes acedo a pedidos de amigos, já que neste milénio me tenho dedicado a fazer peças em ponto cruz para mim ou para eu oferecer a outros.

Foi o caso desta "Daniela" feita a pedido do tio, para prenda de nascimento. O toalhão foi comprado já com barra própria para bordar e o alfabeto pertence à "Enciclopédia do Ponto Cruz", na revista especial de alfabetos dedicados às crianças.

Foto PNLima