Os autores deste blogue escrevem de acordo com a antiga ortografia.

segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Coro e Orquestra Gulbenkian "Grandes Coros"

Se como eu passou a infância lá pelos anos setenta do séc XX, são-lhe familiar as caixas de discos vinil das Selecções. Uma das que me lembro é  "The Magic of Mantovani" e acho que foi com essa caixa que me familiarizei com muitas das grandes árias de ópera, estando entre as minhas favoritas os "Grandes Coros". Claro que essas caixas traziam-me maravilhosas suspresas como a banda sonora do filme /musical "Hair" que só vi muito mais tarde, mas do qual sabia as músicas na ponta da língua.

Esta introdução toda é única e exclusiva para falar do fantástico concerto a que tivémos oportunidade de assisitir ontem na Fundação Gulbenkian, com o Coro e a Orquestra Gulbenkian dirigidas pelo fabuloso Jorge Matta. Entre peças mais desconhecidas para mim como o "Coro dos Peregrinos" do "Tanhäuser" de Richard Wagner, apareceram também das mais conhecidas como o "Coro dos Ciganos" de Giuseppe Verdi.


Um conselho: se alguma vez for ver o Coro Gulbenkian, não saia assim que termina o programa que está escrito. Há sempre uma surpresa adicional, neste caso com o belissimo e sentido "Va pensiero" de Giuseppe Verdi, do "Nabucco" (lembra-se da série, na RTP, sobre a vida do Verdi?)!


Os trechos que apresento não são do Coro Gulbenkian, já que no Youtube não existem estas árias cantadas por eles!

8 comentários:

  1. Foi um concerto magnifico, adorei!
    Bom Dia!

    ResponderEliminar
  2. Espetacular, uma sonoridade incrível!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Respostas
    1. Obrigada pela visita! Vale mesmo a pena Margarida! (e estes concertos de domingo na Fundação têm um preço bem simpático)

      Eliminar
  4. Que maravilha! Tinha-vos feito companhia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pela visita! E nós deixávamos ;-) ! Vale mesmo a pena!

      Eliminar