Os autores deste blogue escrevem de acordo com a antiga ortografia.

terça-feira, 5 de julho de 2016

"Beyond the Sea - Bobby Darin, O Amor é Eterno"

 

Se a época do Bobby Darin fosse esta, concerteza que já estava rotulado de "pop-idol", com legiões de fãs atrás dele. No entanto, na época em que viveu, Bobby Darin foi uma estrela musical de grande importância, como está retratado no belíssimo “Beyond The Sea” de e com Kevin Spacey. Como Kevin Spacey afirma, esta é uma versão “ficcionada/personalizada” dos dados biográficos de Bobby Darin, podendo alguma da cronologia não corresponder à realidade.

Realizado e interpretado por Kevin Spacey, em tributo à mãe, uma das maiores fãs do cantor e actor Bobby Darin, permite-nos ver, como não acontecia à muito, um grande musical (sem querer entrar em saudosismos, foi uma delícia ver e ouvir um tão belo filme musical). Falo dele porque o revi recentemente em DVD.



Conta-se a história, enquanto se está a fazer um filme autobiográfico, protagonizado pelo próprio Bobby Darin embora, segundo a opinião de alguns críticos da época, já estivesse velho demais para se representar a si mesmo.

Bobby Darin tem uma ajuda no desenrolar da história de si próprio enquanto criança, vendo-se a sua força de vontade de vencer, ajudado pela mãe/avó Polly Cassoto (uma fantástica Brenda Blethyn), pela irmã/mãe Nina Cassoto Maffia e pelo cunhado Charlie Maffia (Bob Hoskins).
Com uma galeria de secundários, assistentes/amigos de Bobby Darin, fantástica, destacamos John Goodman, Peter Cincotti e Gretta Scachi (no papel de mãe de Sandra Dee).

Acompanha-se assim a vida de Bobby Darin, através da sua carreira, com especial destaque para a época em que conhece e se casa com Sandra Dee (interpretada por Kate Bosworth), atingindo assim, segundo ele, um pico de felicidade. As constantes filmagens e tournées provocam, ao longo dos anos, um afastamento entre ambos, que culmina em divórcio, embora se mantivessem em contacto e, como salienta no final Kevin Spacey, Sandra Dee não se voltou a casar após a morte de Bobby Darin.


A qualidade patenteada por Kevin Spacey enquanto actor neste filme, personificando Bobby Darin, não será de estranhar, se nos lembrarmos do seu trabalho em filmes como "American Beauty"/"Beleza Americana", com o qual ganhou o Óscar de Melhor Actor, "The Negotiator"/"O Negociador", "Midnight in the Garden of Good and Evil"/"Meia Noite no Jardim do Bem e do Mal", "Se7en"/"Sete Pecados Mortais" e "The Usual Suspects"/Os Suspeitos do Costume" onde arrecadou a sua primeira estatueta ou ainda "House of Cards". Mas, como todos os grandes actores de Hollywood, começou a fazer aquelas "pontas" em películas de primeira ordem, quem se lembra dele em "Henry & June"... aquela célebre conversa ou a sua morte em "Outbreak"/"Fora de Controlo".

Dois apontamentos para terminar:
1 – Todas as canções são interpretadas por Kevin Spacey e, de acordo com quem conhecia, personifica na perfeição Bobby Darin. Destaco “Beyond the Sea, a canção que dá título ao filme, versão de “La Mer” de Charles Trenet.


2 – Surpresa no final ao ver que o director de fotografia era o “nosso” Eduardo Serra.


Notas:
Realizador: Kevin Spacey / Origem: EUA / Ano: 2004 / Duração: 118 min
Actores: Kevin Spacey, Kate Bosworth, John Goodman, Bob Hoskins

4 comentários:

  1. Não conhecia a maior parte das curiosidades, especialmente a última. é sempre bom verificar que existe um talento português a ajudar a um sucesso! =)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se alguém tivesse dúvidas sobre o enorme talento do Eduardo Serra, bastava ver o "Rapariga com Brinco de Pérola". Este filme vale a pena! :-)

      Eliminar
  2. Kevin Spacey não e só um excelente actor, como se desejar é um cineasta e digo isso porque sendo o magnífico "Bobby Darin" o seu segundo filme como realizador, assumindo também a interpretação, já no seu filme de estreia "Albino Aligator" nos oferece o seu saber por detrás da câmara. "Bobb Darin" revela-nos também o cantor e aqui, é surpreendente e fabuloso!

    ResponderEliminar