Os autores deste blogue escrevem de acordo com a antiga ortografia.

segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Presépio cá de casa...


Desde que me conheço como gente que este Presépio tem feito parte do nosso Natal. As peças que o compõem pertenceram ao meu pai, ao meu avô e, dizem, que até ao meu bisavô. A gruta foi feita pelo meu pai (bem como a estrela cadente) e acolhe os membros mais recentes deste conjunto. E quando digo mais recentes, eles têm pelo menos quarenta anos, já que eu devia ter uns dez quando foram comprados. Uma das Nossas Senhoras que fez parte deste Presépio tinha um manto castanho tão bonito que uma das manas, quando era pequenina, achou que ali estava um belo chocolate e decidiu trincar (só posso imaginar a cara, porque na altura eu devia estar no berço).


Agradeço à minha mãe o facto de mo ter "emprestado" e ao meu pai por ter tido a paciência de nos aturar todos os anos em que chegava a época Natalícia e nós começávamos a pedir para ele fazer o Presépio e a Árvore (resmungava, resmungava, mas ficava sempre satisfeito quando tudo estava pronto).
Por cá a tradição mantém-se e o dia 01 foi o escolhido para fazer o Presépio e Árvore de Natal.

Que tal escutar uma música de Natal do album que eu tinha em miúda? "Os Pequenos Cantores de Guanabara" (clique no nome do grupo) com "Feliz Natal".

Fotos PNLima

12 comentários:

  1. E fica sempre muito engraçado ter um presépio. Natal que é Natal, tem de o ter! =)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Também gosto muito de presépios. Bom dia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pela visita! Antes de este me ser "emprestadado", depois de casar, fiz um em ponto cruz, mas este tem memórias eternas!

      Eliminar
  3. Um presépio repleto de memórias! Imagino a companhia que vos faz com o aconchego das recordações e das histórias vividas...;-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pela visita! É uma parte integrante do nosso Natal. Adoramos ambos tê-lo a acompanhar esta época!

      Eliminar
  4. Bom, neste blogue já é Natal à força toda:). Que bonito haver um presépio que se guarda por gerações, se vai acrescentando e assim. Não tenho nada disso. Só importei a magia do Natal.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pela visita! É assim desde o dia um e será até aos Reis! Mas para se viver a Magia do Natal nem é preciso ter o que quer que seja, basta senti-la!

      Eliminar
  5. ADOREI!
    Gosto muito destes presépios, que em criança também tive em minha casa, mas as peças foram-se perdendo, com muita pena minha. A minha irmã mais nova já arranjou novo presépio, com as mesmas figurinhas.

    Gosto muito de presépios e tenho vários, principalmente pequeninos de uma só peça (das figuras principais).

    Ainda não trouxe as minhas coisas de Natal, do sótão, mas tenciono fazê-lo na próxima quinta-feira.

    Boa noite:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pela visita! Está na altura de decorar Isabel, sem dúvida! E presépios são sempre elementos maravilhosos do Natal. Há uns anos via uma exposição no Palácio de Belém da colecção de Presápios da Maria Cavaco Silva e eram fabulosos (até havia um em crochet se não me engano).

      Eliminar