Os autores deste blogue escrevem de acordo com a antiga ortografia.

domingo, 8 de outubro de 2017

A velha máquina Singer!**


Toda a minha vida de criança e adolescente teve como barulho de fundo, por ser o instrumento ligado à sua profissão, a máquina de costura Singer da minha mãe. Ao passar no Largo do Rato um destes fins de semana, descobri numa das montras das lojas estes dois mimos que me transportaram imediatamente para um passado bem próximo. E se o meu vestido de noiva, por ela feito, já foi feito com máquina eléctrica, sei que o da primeira comunhão, por exemplo, ainda teve como máquina uma velhinha Singer de pedais!


Fotos PNLima

8 comentários:

  1. A minha avó também teve uma máquina Singer, primeiro uma a pedal (género uma tábua onde se colocava os dois pés e começava a costurar) e a outra electrica metida dentro de um móvel rectangular que se fechava, após terminar os trabalhos. A electrica era mais barulhenta. Passei muitos momentos da minha infância ao pé dela a ler, enquanto ela costurava. As memórias são sempre maravilhosas e trazem sempre outra memória também!
    Bom domingo!

    ResponderEliminar
  2. Lindas! Gosto muito destas máquinas.
    Bom Domingo a ambos!

    ResponderEliminar
  3. Tambem me lembro da minha avo ter uma maquina destas. Eu ja aprendi a costurar numa maquina electrica que a minha Mae comprou e nunca usou...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas teve oportunidade de aprender :-)
      Eu tenho "dois pés tortos" e nunca aprendi, nem na de pedal, nem na eléctrica! Mas que vi coisas bem giras a serem feitas, lá isso vi!

      Eliminar
    2. Aprendi sozinha porque queria aprender a fazer roupa. Consegui e durante uns anos fiz roupa para mim, para os meus filhos. Agora pouco uso a maquina, tenho tantos projectos, que nao tenho tempo para tudo!

      Eliminar
    3. Às vezes descobrimos outros interesses, que nos levam a abandonar alguns dos interesses até aí tidos! Mas é tão bom ter projectos noves, compreendo perfeitamente! :-)

      Eliminar