Seja "rentrée", seja "silly season", seja o que fôr, os protestos dos professores fazem-se ouvir sempre, a cada começo de ano, fim de ano, meio do ano. Sem querer tomar partido, quem vê as notícias (e se calhar a forma como são repetidas não ajuda) fica um bocadito cansado de tanto protesto.
A ida à arrecadação proporcionou-me outra preciosidade, que tem a ver com o que disse no parágrafo anterior: no ano de 1981, andava eu no 9º ano (tendo a Escola Secundária de Linda-a-Velha aberto dois anos antes), no final do 1º trimestre, foi este o protesto de alguns dos meus professores (não me lembrava, de todo):
(frente) |
(verso) |
"e) Os professores das disciplinas de: História, Geografia, Fisico-Química, Matemática, Desenho, Educação Física, Práticas Administrativas declaram que não registaram as classificações e informações de protesto contra a degradação progressiva da condições de trabalho nas escolas, de luta pela satisfação das suas reivindicações e da exigência do respeito pela sua dignidade profissional e pela qualidade de ensino."
Que curiosidade. Não me lembro nada deste género comigo. Na altura estaria no 1.º ano do Ciclo Preparatório. Bom dia!
ResponderEliminarSe calhar, se fôr às suas fichas de fim de trimestre, desta altura, se as tiver guardado, encontra lá uma informação do género. Não me parece que fosse só na minha escola. Eu só reparei agora! :-)
EliminarBoa tarde
O segundo, pelo menos, seria uma peça de colecção preciosíssima para o Pacheco Pereira..:-)
ResponderEliminarBoa semana.
São o mesmo documento. Imagino que trabalheira não deve ter sido para a directora de turma escrever em todas as fichas de fim de trimestre esta informação (classes de 25 a 30)...Na altura não liguei nenhuma, nem me lembrava do protesto...37 anos depois, achei muito curioso, tendo-se falado tanto mais uma vez dos protestos dos professores na altura dos exames :-)
EliminarBoa tarde,
Uns documentos bem curiosos para a história recente;)
ResponderEliminarBom dia!
É verdade que sim.
EliminarBoa tarde
Se calhar alguns professores protestam com alguma razao, mas por vezes esses protestos afectam os alunos tambem, imagino eu.
ResponderEliminarEngracado ainda ter essas fichas Paula.
Tenho a maior parte delas. E só reparei agora neste "protesto".
Eliminar