Os autores deste blogue escrevem de acordo com a antiga ortografia.

segunda-feira, 10 de setembro de 2018

Protestos... (Dezembro 1981)

Seja "rentrée", seja "silly season", seja o que fôr, os protestos dos professores fazem-se ouvir sempre, a cada começo de ano, fim de ano, meio do ano. Sem querer tomar partido, quem vê as notícias (e se calhar a forma como são repetidas não ajuda) fica um bocadito cansado de tanto protesto.

A ida à arrecadação proporcionou-me outra preciosidade, que tem a ver com o que disse no parágrafo anterior: no ano de 1981, andava eu no 9º ano (tendo a Escola Secundária de Linda-a-Velha aberto dois anos antes), no final do 1º trimestre, foi este o protesto de alguns dos meus professores (não me lembrava, de todo):

(frente)

(verso)

"e) Os professores das disciplinas de: História, Geografia, Fisico-Química, Matemática, Desenho, Educação Física, Práticas Administrativas declaram que não registaram as classificações e informações de protesto contra a degradação progressiva da condições de trabalho nas escolas, de luta pela satisfação das suas reivindicações e da exigência do respeito pela sua dignidade profissional e pela qualidade de ensino."

8 comentários:

  1. Que curiosidade. Não me lembro nada deste género comigo. Na altura estaria no 1.º ano do Ciclo Preparatório. Bom dia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se calhar, se fôr às suas fichas de fim de trimestre, desta altura, se as tiver guardado, encontra lá uma informação do género. Não me parece que fosse só na minha escola. Eu só reparei agora! :-)
      Boa tarde

      Eliminar
  2. O segundo, pelo menos, seria uma peça de colecção preciosíssima para o Pacheco Pereira..:-)
    Boa semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São o mesmo documento. Imagino que trabalheira não deve ter sido para a directora de turma escrever em todas as fichas de fim de trimestre esta informação (classes de 25 a 30)...Na altura não liguei nenhuma, nem me lembrava do protesto...37 anos depois, achei muito curioso, tendo-se falado tanto mais uma vez dos protestos dos professores na altura dos exames :-)
      Boa tarde,

      Eliminar
  3. Uns documentos bem curiosos para a história recente;)
    Bom dia!

    ResponderEliminar
  4. Se calhar alguns professores protestam com alguma razao, mas por vezes esses protestos afectam os alunos tambem, imagino eu.
    Engracado ainda ter essas fichas Paula.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho a maior parte delas. E só reparei agora neste "protesto".

      Eliminar