Os autores deste blogue escrevem de acordo com a antiga ortografia.

sexta-feira, 28 de setembro de 2018

Tintin

Uma das minhas BD's favoritas de sempre é o Tintin, do Hergé. Se começou por ser "Tintin no Templo do Sol", graças a uma colecção de cromos que tinha em miúda (cromos colados com cola castanha, que se vendia em frascos e se aplicava com um pincel), depressa o "Tintin no Tibete", com o seu amigo T'Chang, raptado pelo Yéti, passou a ser o mais lido (sempre gostei de mistérios e acho que existe a possibilidade de haver um "abominável homem das neves" algures, assim como "não estamos sós" no universo).

Se fosse coleccionadora das minhas figuras favoritas da BD, a loja "La Boite à Joujoux", na Passage Jouffroy, era um destino escolhido:


E o seu Tintin favorito, qual é?

10 comentários:

  1. Para ser franco, o meu Tim-Tim predilecto era mesmo o Blake e Mortimer de "O Mistério da Grande Pirâmide" de final dos anos 50, no "Cavaleiro Andante" - talvez fazendo jus ao meu pré-gosto pelo policial. Mas eu já vinha inquinado, de mais cedo, dos quadradinhos da BD brasileira, com a magnífica Família Marvel e o seu "Shazam!" (?). Para não falar da acarinhada colecção "Pequenina", que chegei a assinar, da "Edição Maravilhosa", da "Epopeia" e da "Misterinho". Depois dos 20 anos, já só me tocaram o Asterix e o Corto Maltese, episodicamente. Levantei voo para outras paragens, irremediavelmente.
    Bom dia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E que belas paragens são! Claro que falou de outro dos meus favoritos, descoberto no meu Cavaleiro Andante. Durante anos, sem acesso a outros meios de ler BD, faltou-me uma parte desta história do Blake e Mortimer :-)
      Não aprecio o Corto Maltese, mas a "pequena aldeia gaulesa" encanta-me!
      Bom dia

      Eliminar
  2. Leio pouca bd talvez porque quando eu era miúda a bd vinha do Brasil. Como a escrita não era grande coisa, não me compravam bd. Li o Cavaleiro Andante (português) de um familiar e pouco mais.
    O Tintin é o meu preferido; e a seguir talvez o Corto Maltese.
    Esta loja é um paraíso, mas carota.
    Bom dia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu olho as montras sempre que lá vou, nunca entrei! Delicio-me com todas as personagens de BD que conheço e até as desconhecidas. O Cavaleiro Andante foi a minha porta de entrada para a BD, se bem que o Tio Patinhas, Zé Carioca e afins também fizessem os meus encantos.
      Um dos caminhos de leitura que mais gostava!
      Bom dia

      Eliminar
  3. O meu Tintin favorito é o do "Voo 714 para Sidney", talvez porque foi a primeira aventura que li do herói criado por Hergé.
    Boa tarde!

    ResponderEliminar
  4. Tambem sempre gostei muito de ler os livros do Tintin, as suas aventuras eram sempre engracadas. Bom fim de semana Paula

    ResponderEliminar
  5. Existe uma loja do Tintin com bonecos fantásticos na Av. de Roma. Os meus favoritos são também o do Tibete, a dupla 7 bolas de Cristal e Templo do Sol, e as Jóias da Castafiore. Boa tarde!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Antigo Café Trevi, que frequentei muito na minha juventude.
      Já comprei um saco para oferecer no Espaço Tintim, que também tem café.
      Não sei qual é o meu preferido.
      Bom domingo!

      Eliminar
  6. Subscrevo todo o comentário de Margarida Elias.
    Já vou no segundo saco verde com a silhueta de
    Tintin que vai perdendo o desenho de tanto ser
    utilizado. No entanto para mim os meus heróis da
    BD são o trio Asterix, Obelix e Ideefix que me
    divertem imenso. Boa semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os gauleses fazem parte dos que adoramos lé em casa, no que diz respeito a BD! Conhecemos essa loja, embora o nosso saco date de uma Feira do Livro de à uns 3 ou 4 anos. Disseram-me que abriu uma, também dedicada ao Tintin, na Rua da Junqueira, mas ainda não visitei.
      Boa semana :-)

      Eliminar