Os autores deste blogue escrevem de acordo com a antiga ortografia.

segunda-feira, 11 de maio de 2020

Quando se descobre que uma das autoras favoritas também fazia ponto cruz 😲

Já falei por aqui que uma das minha autoras favoritas é Charlotte Brontë (1816-1855). Gosto dos livros de todas as irmãs, mas os dela são os meus favoritos. Li Jane Eyre bem cedo, num livro com uma capa vermelha, descoberto na barraca do quintal do meu pai, numas férias da escola, entre Cavaleiros Andantes e ferramentas, pregos e rádio velho (ganho num concurso de uma revista dos anos 40 ou 50 do séc. passado).
Relativamente recente foi a minha descoberta do site "Project Gutenberg ebook", onde se encontram (pelo menos no que me diz respeito), verdadeiras preciosidades. Para quem apenas se interessa pelo recente, na moda e imediato, não vale a pena lá ir. Para quem gosta de Livros... vá, vai gostar mesmo!
A procurar por ponto cruz nesse site, descobri o livro "Samplers and Tapestry Embroideries", de Marcus Bourne Huish. Estava a "desfolhá-lo" e surge o "sampler" abaixo:
Datado: 1829, por Charlotte Brontë (1816-1855),
tinha 13 anos
Ligado, de certeza, com o facto de o pai ser um pastor anglicano, o sampler feito por ela é de versículos da Bíblia, mas no topo tem uma frase de senso comum (já que todas as outras têm indicação do Provérbio / Versículo):
"A house divided against itself can't stand"
(Uma casa dividida não sobrevive)

As imagens seguintes, nesse livro, são de "samplers" feitos pelas irmãs Agnes e Emily. Presumo que sejam "samplers" coloridos, mas as figuras são reproduzidas a preto e branco.

Nota 1: Clement Shorter foi um jornalista, crítico literário e coleccionador sobretudo de peças relacionadas com as irmãs Brontë.

Nota 2: "Sampler" - Um "sampler" de bordado é uma peça de bordado ou ponto de cruz produzido como uma "amostra de capacidade", demonstração ou teste de habilidade em bordado.  Geralmente inclui o alfabeto, figuras, motivos, bordas decorativas e, às vezes, o nome da pessoa que o bordou e a data. A palavra "sampler" é derivada do 'exemplum' latino, que significa exemplo.

8 comentários:

  1. Essa descoberta deve ter sido o máximo. E a Jane Austen não fazia? O ponto cruz tem muitas praticantes em Inglaterra. Vi bastidores em muitas casas inglesas. :)
    Boa semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vou tentar descobrir algo da Jane Austen. Lendo mais em detalhe, este "sampler" é mesmo em tecido rústico e linha preta... austeridade anglicana, de certeza :-)
      Boa tarde

      Eliminar
  2. Foi uma bela descoberta:-)
    Uma boa semana!

    ResponderEliminar
  3. Muito interessante.
    Uma boa semana:))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São assuntos sobre os quais vale a pena ler :-)
      Bom dia

      Eliminar
  4. Também acho muito interessante. Bom dia!

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.