Uma das minhas memórias das aulas em miúda é a do livro do 1º ano do Ciclo Preparatório de Francês. Verdade seja dita, o Francês continua a ser a minha língua favorita, por ser mais bonita e encantadora que o Inglês.
Cada vez que alguém me questiona por cá sobre o meu francês, eu vou buscar uma das linhas de abertura deste livro, que não esqueci: "Bonjour Nicole, bonjour Robert (por vezes baralho o nome do rapaz e chamo-lhe Michel ou Pierre 😊), ici c'est Patapouf (a Nicole e o Patapouf nunca baralhei 😉)". Um destes dias, a passear pelas ondas "internéticas" dei de caras com este belo "Je Commence" e lá está o Patapouf a morder a mala à Nicole (se calhar baralho o nome do Robert porque ele tem uma mala amarela 😉).
Este era um belo livro para aprender francês!
Belas memórias! Já não me recordo de qual era o meu livro de francês, mas o rosto da professora está bem presente: nunca sorria e era novinha!
ResponderEliminarPS: Pois é o amarelo!
Bom dia!
O Patapouf sabe qual a cor a evitar :)
EliminarPena que prof não fosse simpática.
Boa tarde
Creio que também foram os meus...ou então os da minha irmã...já não me lembro bem. Mas sei que conheço essas capas. Muito giro.
ResponderEliminarBom dia:))
Há capas da escola que nos ficam na memória. A estas acrescento as de uns cadernos que havia na altura da primária com os bonecos do "Vamos dormir" :)
EliminarBoa tarde
O meu não era este. Se o encontrar, gemino.
ResponderEliminarSou do tempo em que havia cinco anos de Francês no liceu e Portugal era muito influenciado pela cultura francófona, pelo que leio bem Francês.
Bom dia!
Gemine à vontade.. gosto sempre de ver os livros que os outros tinham. Eu tive 7 anos de Francês no Ensino Preparatório e Secundário, interrompi no 12º ano por causa da alínea escolhida e voltei a ter na Universidade (que não completei). Continuo a gostar. Não só tive sorte com os primeiros professores, como gosto da sonoridade francesa. Ainda absorvi essa cultura francófona (durante anos a minha revista favorita foi a Marie Claire)
ResponderEliminarBom dia
Também leio e entendo razoavelmente bem o francês. Tive os sete anos de liceu, porque fui para letras. Na minha época ainda não se fazia o 12º ano. Fiz foi o ano propedêutico e também tive francês (um ano completamente inútil para mim). Deitei fora os livrinhos desse ano e estou arrependida, mas as mudanças de casa é no que dão:(
ResponderEliminarTambém gostava muito da Marie Claire. Quando apareceu a portuguesa comprei( saiu o primeiro número juntamente com a Elle e a Portuguesa Máxima). Durante muitos anos comprei-as todas. Já não são o que eram. A Máxima tinha boas entrevistas. Agora são feitas na base da publicidade. Já não compro nem um a nem outra, só esporadicamente. Da Marie Claire, que terminou não sei há quantos anos, ainda guardo todos os números.
Beijinhos e um bom dia:))