Os autores deste blogue escrevem de acordo com a antiga ortografia.

sábado, 1 de outubro de 2016

Philippe Jaroussky e amigos - "Le lion est mort ce soir"





Autor: Solomon Linda - 1939

Durante uns anos achei que não gostava do timbre de contra-tenor (não vi o "Farinelli"). Até que um dia ouvi Philippe Jaroussky, no canal Mezzo. Mais tarde, viu-o ao vivo na Gulbenkian, numa noite mágica em que me rendi à sua Arte. Entretanto tive a sorte de assistir a um concerto dos "Les Arts Florissants" na sala da Cité de La Musique, no qual o contra-tenor desse grupo também se destacava (não tenho presente o nome dele). Desde aí que me fui afeiçoando a este timbre e aqui podem ver como se pode até brincar com a voz!

Bom fim de semana!

10 comentários:

  1. Gostei dele. Aprecio todos os homens que conseguem cantar nesse tom impossível e mais feminino que outra coisa. É uma tonalidade sentimental. E hoje um barítono deixou-me cheia de dor de cabeça:). Parece até mal dizê-lo. A sala repleta, não sei quantas ovações de pé. E eu a lembrar-me de Hitler e das canções do tempo da 2ª guerra. Pensava que o senhor ia cantar só um bocadinho, mas é que se esfalfou durante duas horas. E aqueles decibéis fazem-me grande dano nas meninges.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pela visita! Ainda bem que serviu para algum alívio! ;-)

      Eliminar
  2. Depois de o ter escutado ao vivo tenho de confessar que ele é genial, possivelmente o maior contra-tenor da actualidade.
    Bom fim-de-semana :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pela visita! É efectivamente magnífico, mesmo quando "brinca" com os amigos em espectáculo!

      Eliminar
  3. O Farinelli é um belo filme - embora tenha momentos terríveis (para mim). Bom Sábado!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pela visita! Conheço a história do filme, por isso não o vi e talvez por isso também tenha durante anos resistido aos contra-tenores! Mas este conquistou-me. Aqui brinca com a voz!

      Eliminar
  4. Respostas
    1. Obrigada pela visita! O meu contra-tenor favorito, num espectáculo memorável que apanhámos num dos canais!

      Eliminar