Os autores deste blogue escrevem de acordo com a antiga ortografia.

terça-feira, 23 de abril de 2019

O Cinema e a Censura #7

"L'Amica" / "O caminho do Pecado" (1969) de Alberto Lattuada, com Lisa Gastoni e Elsa Martinelli


«A imoralidade do comportamento no filme, todo ele sexo da primeira à última imagem, apesar de já ter sido apresentado com cortes, levou-nos a proibir.»


"Die Bitteren Tränen der Petra von Kant" / "As lágrimas amargas de Petra von Kant" (1972) de Rainer Fassbinder, com Hanna Schygulla e Margit Carstersen


«Filme de grande intensidade dramática que respira desde a primeira à última imagem um clima de sensualidade e erotismo como raramente temos visto. A problemática do amor focada na sua normalidade (casamento) e na sua anormalidade (homossexualidade feminina), tratada em termos de tal forma degradantes que não admitem sequer a hipótese de aprovação.»

4 comentários:

  1. Degradantes são as observações estúpidas e primárias dos censores, mas há muita gente que continua a pensar deste modo.
    Bom dia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nós bem que queríamos uma maior evolução de pensamento, mas até parece que parámos no tempo!
      Bom dia

      Eliminar
  2. Não conheço o "L'Amica", mas como adoro a Elsa Martinelli vou tentar descobrir. Já o filme de Fassbinder que vi por diversas vezes, leva-me a considerar que esta comissão de censura tinha uma enorme imaginação, para arranjar pretextos para censurar os filmes!
    Bom dia (apesar da chuva)!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Qualquer razão era evocada para proibir, mas viam na íntegra os filmes... o lápis riscava a direito!
      Bom dia

      Eliminar