Os autores deste blogue escrevem de acordo com a antiga ortografia.

quarta-feira, 24 de abril de 2019

O Cinema e a Censura #8

"Clockwork Orange" / "Laranja Mecânica" (1971) de Stanley Kubrick, com Malcom McDowell e Patrick Magee


«O filme foi visto pelo plenário da Comissão que o reprovou por unanimidade.»


"La Classe Operativa Va in Paradiso" / "A Classe Operária Vai para o Paraíso" (1971) de Elio Petri, com Gian Maria Volonté


«Trata-se de um filme com sérias implicações de natureza político-social não sendo de forma alguma conveniente a sua apresentação perante as nossas plateias.»


"Les Mâles" / "Os Machos" (1971) de Gilles Carle, com Donald Pilon e René Blouin


«A vida e os amores de dois contestatários da sociedade de consumo, vivendo na floresta, estão tratados de um modo a tornar o filme escabroso, inconveniente para a juventude e inaceitável para as nossas plateias.»

Nota final: todos os filmes falados nestes posts "O Cinema e a Censura" foram estreados após 25 de Abril de 1974.

6 comentários:

  1. Quando vi o Laranja Mecânica foi um grande murro no estômago. Tem uma cena brutal que me levou a nunca mais ver este filme.
    Bom dia!

    ResponderEliminar
  2. 1. Vi a "Laranja Mecânica" no Cinema Quarteto, após o fim da censura, mas a ideologia do "politicamente correcto", que anda numa azáfama a censurar/modificar as capas dos dvds já tratou de eliminar a imagem central do cartaz substituindo-a por um triângulo branco!

    2.Quanto ao excelente filme de "Elio Petri" vi-o também no Cinema Quarteto e bastava o título para levar com o carimbo de interdito.

    3.Já o divertido filme "Os Machos" de Gilles Carle, que vi no Cine-Camões (ex e futuro Ideal) e os censores devem ter ficado à beira de um ataque de nervos, porque se eles iam até às livrarias confiscar os famosos posters de "Peace and Love", que "atormentavam a juventude", quanto mais faria este "filme perigoso":-)
    Eles tinham que proteger os jovens, mas onde é que eu já ouvi isto?
    Bom feriado sem censura!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que o 25 de Abril permitiu a quem quisesse de ver os filmes proibidos ou de os ver por inteiro aos que tinham sido recortados!
      Boa tarde

      Eliminar
  3. Tenho uma história 'curiosa' com o a'Laranja Mecânica' apesar de ser um filme bastante duro e com uma dose de violência reconhecida nunca consegui vê-lo até ao fim porque, adormeci de todas as vezes que me preparei para vê-lo... não precisavam de mo censurar, o meu corpo por alguma razão faz isso sozinho.

    ResponderEliminar