Os autores deste blogue escrevem de acordo com a antiga ortografia.

quinta-feira, 10 de setembro de 2020

Ainda a Baixa de Lisboa...

Aproveitei, no sábado, para andar um bocadito pela Rua da Prata, Rua Augusta, Rua do Ouro (Áurea, de seu verdadeiro nome, eu sei) e até espreitei o Terreiro do Paço. Mas foi na da Prata que me surpreendi verdadeiramente, com a seguinte placa indicativa de rua (em pedra, o que é pouco habitual):

"Rua Bella da Raynha - 9 divisao do lado occiden"

Ora eu estava na Rua da Prata, não tenho qualquer dúvida... será que este era o nome, em épocas passadas, desta rua e ficou "incrustado" na parede?

Por baixo desta placa estava um outro pormenor bem interessante:

Aproveite para passear por Lisboa, vale a pena!

9 comentários:

  1. Eu creio que há mais destas indicações topográficas na baixa pombalina. Serão talvez post-terramoto, do tempo do Marquês.
    E o rosto folgazão será do Baco, o mauzão de "Os Lusíadas"?
    Bom dia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Depois de fazer o post decidi procurar informação e fiquei a saber que só existe Rua da Prata desde um "Edital de 5 de Novembro de 1910". Até aí a Rua Bella da Rainha era a denominação, daí a "placa". Vou estar com mais atenção não só pela curiosidade do nome, como pelo que de belo têm estas "placas".
      Tem ar de Baco, sim senhora :)
      Bom dia

      Eliminar
  2. Há mais uma ou duas destas placas com a toponímia antiga. Esperemos que não as deitem abaixo quando fizerem obras nesses edifícios.
    Irrita-me terem desaparecido de muitos inícios de quarteirões os nomes das ruas. As cidades deviam utilizar uma sinalética semelhante à que as Avenidas Novas colocaram há uns anos nas esquinas: os nomes das ruas dos cruzamentos e os números de portas dos quarteirões. Facilita a vida a quem procura uma casa.
    Bom dia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero mesmo que as mantenham MR. Nunca tinha reparado e foi uma bela surpresa. Vou estar mais atenta a ver se descubro outras. Toda a sinaléctica que ajude, desde que não estrague, é bem vinda!
      Bom dia :)

      Eliminar
  3. Que bela descoberta Paula. Tambem gosto da estatueta debaixo da placa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É a vantagem de andar na Baixa sem as multidões, o covid é mau mas dá essa possibilidade. Não corro, vagueio e descubro :)
      Boa tarde

      Eliminar
  4. Lisboa está repleta de pequenas surpresas e belos segredos:-)
    Muito boa noite!

    ResponderEliminar
  5. Excelente observadora Paula! Parabéns.
    Quando desaparecer o calor, irei matar saudades
    à minha amada Lisboa. Bom fim de semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada :) E já lá tinha passado tantas vezes... nada como uma manhã de sábado na cidade vazia (e que me soube tão bem). A cidade merece a nossa atenção, não haja dúvida :)
      Bom dia e boa semana

      Eliminar