Os autores deste blogue escrevem de acordo com a antiga ortografia.

terça-feira, 8 de setembro de 2020

Onde os passos me levam .... (# III)

 No sábado, os meus passos levaram-me à Baixa de Lisboa.

De manhã, pela fresca, já se vêem turistas novamente a passear (há quem cobre 15 euros por volta a pé por Lisboa, por locais ligados a escândalos... escandaloso!). Saio na estação do Rossio (comboio cheio, escadas rolantes atafulhadas, ala pela escada, degrau a degrau até cá abaixo), atravesso directa ao meu primeiro destino (Rua Barros Queirós, igual ao pré-covid, mesmo de manhã) e estaco ao pé do Teatro Nacional:

Uns olhos desmesurados, pendurados numa árvore a "controlarem" a praça? Espera... do outro lado há mais:

Embora tenha piada, para quem leu o "1984" é um bocadinho assustador! Há inclusivé uma canção pop que diz a páginas tantas: "I always feel like / somebody's watchin' me" (de 1984, por Rockwell).

Dizem as notícias que é uma instalação da dupla Filthy Luker & Pedro Estrellas (ingleses), feita de insufláveis e está em outras zonas de Lisboa. Não se assuste se passar por eles 😉

10 comentários:

  1. Engraçado. Ainda não passei por nenhuma destas instalações ou não reparei. Mas quando for ao Rossio...
    Boa semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se calhar até está em mais árvores por lá. Eu "assustei-me" com estas duas. :-)
      Boa tarde

      Eliminar
  2. Eu vi uma reportagem na tv quando estavam a colocá-las e também achei engraçado: lembram-se de cada uma...
    Boa tarde!
    🌿🌼

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há "instalações" que agradam, "instalações" assim-assim e "instalações" más, no que diz respeito ao meu gosto. Esta é das que me agrada, apenas pela surpresa.
      Vi uma vez uma instalação na Gulbenkian que, para mim, não era mais que um amontoado de colchões e móveis velhos, das más, mesmo.
      Boa tarde

      Eliminar
    2. Segundo percebi, a ideia era surpreender as pessoas pela positiva e pô-las a conversar com as árvores...
      🌳👀🌳

      Eliminar
    3. Humm... conversar em pleno rossio com uma árvore???? Não me parece que eu o fosse fazer. Se bem que adorava encontrar uma daquelas árvores do Senhoe dos Anéis e ficar a ouvir as suas histórias durante um certo tempo.
      Obrigada pela explicação
      Boa tarde

      Eliminar
  3. Parece que também as há na Av. da Liberdade... e as crianças devem achar piada. Acho que algumas estão mais escondidas.
    Essas árvores do Senhor dos Anéis eram espectaculares.

    Uma boa noite, sem sustos!
    😴

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que os miúdos vão estar de tal maneira inclinados sobre os telemóveis "ditos inteligentes" que só com muita conversa e chamada de atenção dos pais vão ver os olhos.
      Foi uma boa noite, votos de um bom dia :)

      Eliminar
  4. Vivemos numa sociedade em que todos os nossos passos são registados e agora temos este género de instalação que, por muito pedagógico que seja, não me seduz.
    Uma boa semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ná, de pedagógico não tem nada, apenas tem piada.
      Bom dia

      Eliminar