Os autores deste blogue escrevem de acordo com a antiga ortografia.

quarta-feira, 2 de setembro de 2020

Voltamos ao ponto cruz...

 ... depois de uma ausência (desde Junho que nada se publica por aqui de ponto cruz, quem diria????)

Pela primeira vez, em muitos anos, tenho dois quadros em mãos para fazer. Pode parecer estranho, mas ambos são "japoneses". Neste momento, aquele em que tenho feito mais pontos é a "Onda" do Hokusai, um kit do Museu Britânico, que me foi amavelmente oferecido pela minha amiga Arline (um dia ainda nos vamos conhecer, diz o rapaz cá de casa). Depois da enormidade de cores com que tenho trabalhado no "Japão" de Thea Governeur, é um prazer voltar a usar oito a dez cores .

(foto retirada da net)


Descobri na "Imense", na Feira do Livro, um livro sobre Hokusai e vale a pena conhecer os seus quadros, para além desta "The Great Wave off Kanagawa".

14 comentários:

  1. Confesso que fiquei fascinado com a pintura de Hokusai.
    Os trabalhos de ponto de cruz estão a ficar muito bonitos:-)
    Muito bom dia!

    ResponderEliminar
  2. Eu que não sou nada dada a orientalices, gosto imenso da pintura de Hokusai. E «A Onda» é um quadro pequeno, pouco maior que um A4. Vi-o há uns anos numa imensa exposição no Grand Palais, que estava a abarrotar de gente. Uma exposição que se eu vivesse em Paris teria visto por partes em vários dias.
    Isso é que vai ser um empreendimento... mas vai valer a pena porque vai ficar lindo de certeza.
    Bons trabalhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A exposição deve ter sido maravilhosa!
      Já só faltam 3 páginas de esquema ;)
      Boa tarde

      Eliminar
  3. Agora quem quiser ver as pinturas de Hokusai tem de ir ao Sumida Hokusai Museum, no Japão, de onde as pinturas não saem desde que o museu foi inaugurado em 2016.
    Bom dia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hum, Vai para a lista daquela viagem com que sonhamos...
      Boa tarde

      Eliminar
  4. Ira de certeza ficar bonito Paula. Bom trabalho

    ResponderEliminar
  5. Descobri o Hokusai há uns anos com as séries do Monte Fuji. Pesquisando, descobri as ondas e todo aquele fascinante universo. Gosto bastante da cultura japonesa: livros, filmes, arquitectura, pintura... tenho pena de não poder visitar o Japão.

    Bom trabalho, Paula!
    (no fim mostra, OK?)
    🍁

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Japão faz parte daquela lista de "coisas a fazer se possível antes de morrer". Bem que gostávamos. Fascinam-nos os programas do canal NHK e tivemos oportunidade de ver uns episódios de uma visita do Gerard Depardieu a algumas cidades/locais do Japão e ficámos de boca aberta!
      Mostrarei, claro. Se for ver posts mais para atrás do ponto cruz, verá que gosto sempre de mostrar o "produto final",
      Boa tarde

      Eliminar